Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 24, 2013

SABEDORIA

Uma  vez perguntaram a Confúcio: - O que mais o surpreende na humanidade? Confúcio respondeu: - Os homens perdem a saúde para juntar  dinheiro e depois perdem o dinheiro para recuperá-la. Por  pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro. E concluiu: - Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não  tivessem vivido... (Confúcio - China: 551 AC - 479 AC)

CONFÚCIO - PENSAMENTOS FILOSÓFICOS

1 – Confúcio não pregava a extrema doutrina de pagar a arrogância com a humildade e a violência com amor. “Trata teu inimigo com justiça e teu amigo com bondade”, foi seu conselho mais prudente. Sê justo para com teu inimigo, mas não o irrites com teu amor. Seria apenas derramar mais óleo no fogo do seu ódio. Por um lado, é brutal vingar um insulto, por outro é tolo perdoá-lo. Julga-o com justiça e procede de acordo com o devido respeito à tua própria dignidade e aos direitos de teu inimigo.  2 - Gostava de lidar com os fracassados e de lhes minorar as deficiências.  – “A quem hei de associar-me se não aos sofredores?” Replicou certa vez a um discípulo que lhe censurou os hábitos democráticos.  3 – Quando seus adeptos pediram que definisse todo o seu código de ética numa só palavra, respondeu: “Não será Reciprocidade  essa palavra?” E explicando:  “Reciprocidade quer dizer, apenas, que o que não gostais que vos façam, não o fareis a outrem.”...

SE EU SOUBESSE O QUE SEI AGORA

O dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o na rua: - Sr. Bilac, estou  precisando vender o meu sítio, que o senhor tão bem conhece. Poderá redigir o  anúncio para o jornal? Olavo Bilac apanhou o papel e escreveu: "Vende-se  encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso  arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeiro. A casa  banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranqüila das tardes, na  varanda". Meses depois, topa o poeta com o homem e pergunta-lhe se  havia vendido o sítio. - Nem pense mais  nisso, disse o homem. Quando li o anúncio é que percebi a maravilha que  tinha. Moral da  história: As vezes não descobrimos as coisas boas que temos conosco  e vamos longe atrás  da miragem de falsos tesouros.

ALGUMAS DAS MELHORES COISAS DA VIDA

Se apaixonar. Rir até sentir o rosto doer. Um banho quente. Um supermercado sem filas. Um olhar especial. Receber cartas. Dirigir numa estrada bonita. Escutar sua música preferida no rádio. Um banho de espuma. Uma boa conversa.

DEUS PROCURA

Esta é uma história verídica, narrada por John Powel, S.J.,professor de Teologia da Fé, da Loyola University de Chicago, EUA: "Um dia, há muitos anos atrás, eu estava de pé na porta da sala, esperando meus alunos entrarem para nosso primeiro dia de aula do semestre. Foi aí que vi Tom, pela primeira vez. Não consegui evitar que meus olhos piscassem de espanto. Ele estava penteando seus cabelos longos e muito loiros que batiam uns vinte centímetros abaixo dos ombros. Eu nunca vira um rapaz com cabelos tão longos. Acho que a moda estava apenas começando nessa época. Mesmo sabendo que o que importa não é o que está fora, mas o que vai dentro da cabeça, naquele dia eu fiquei  um pouco chocado. Imediatamente classifiquei Tom com um” E “de estranho... muito estranho!”.